TECNOLOGIAS INTERATIVAS

II Seminário HCI & Data Science

25 e 26 de maio de 2023

das 19h às 22h - GMT-3

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Rua da Consolação, 930, Consolação, São Paulo.

Auditório da Academy, 3° andar do prédio 31.

Evento

O Seminário HCI & Data Science acontece semestralmente e reúne pesquisadores, professores, estudantes, empresas em torno de assuntos ligados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada – PPGCA: Sistemas Interativos e Ciência de Dados. Em sua segunda edição, com o tema Tecnologias Interativas, irá promover trocas de experiência e reflexões sobre o desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias interativas entre professores, pesquisadores, estudantes graduação e pós-graduação e profissionais. Serão dois dias com palestras realizadas por pesquisadores e profissionais do mercado expondo diferentes abordagens sobre o tema.​

Programação

25 de maio - 19h

Manutenção assistida por Realidade Virtual​

Alexandre Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil​​

Interfaces suportadas por Realidades Virtual e Aumentada são aderentes à Indústria 4.0 e se apresentam como soluções na redução de custos, prazos e esforços de manutenção e operação. Neste encontro, serão apresentadas as hipóteses de desenvolvimento e aplicações de tais soluções. Desafios, oportunidades, resultados e exemplos, por meio de aplicações serão apresentadas e demonstradas.​

Desenho conversacional - Um panorama do mercado​

Augusto Zamboni, Nuance​​​

Será apresentada uma visão atualizada dos principais aspectos relacionados a desenho conversacional: conceitos, importância, desafios, tecnologias consolidadas/emergentes e, sempre que possível, casos de uso reais do mercado.

26 de maio - 19h

Interatividade, Dados e Ciberdemocracia.​

Renata Mendes de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie​​

Esta palestra apresentará as ações de pesquisa do CIBERDEM: Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (http://ciberdem.mack.com.br) no design de soluções computacionais para ampliar o potencial de interatividade que envolvem pessoas, tecnologias e organizações. A palestra abordará especialmente os projetos em andamento sobre a aplicação de jogos digitais e de ciência de dados de redes sociais. ​

Simplificação de Interface de Usuário para Pessoas com Ansiedade Computacional

Thiago Donizetti dos Santos, Universidade Federal do ABC

A Ansiedade Computacional (CA, do inglês Computer Anxiety) pode ser definida como intimidação, medo e preocupações que alguém pode ter ao utilizar o computador. Em uma época na qual as pessoas utilizam tecnologia diariamente, seria esperado que a maioria das pessoas não enfrentasse problemas como a CA. Porém, é comum que o uso de computadores cause apreensão e medo em algumas pessoas e, para níveis elevados, que elas demonstrem CA. Pessoas com CA enfrentam problemas no uso de computadores em diferentes contextos e os problemas podem se agravar em situações nas quais as pessoas utilizam computadores por não terem alternativa, por exemplo, para ter acesso a serviços governamentais disponíveis somente por meio eletrônico. Neste contexto, esta palestra discute as principais características associadas a como idosos com CA interagem com computadores relacionando-as com dados de interação (ou logs de interação).

Benchmark de Machine Learning e Features para Manutenção Preditiva.

Victor Venites.

Uma pesquisa com Ciência de Dados e a programação de um pipeline de Feature Engineering voltada ao case de Manutenção Preditiva. Onde o objetivo é, baseado em um histórico de máquina, prever se vai quebrar ou não. Aplicando modelos de Série Temporal com tratamento de dados.

Palestrantes

Alexandre Cardoso

​Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e Doutor em Engenharia Elétrica (Engenharia de Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002). É professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, foi Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (2008 a 2013 e 2017-2018). Atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (1995-1997). Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação, Ambientes Virtuais, Interfaces Humano Computador e Visualização da Informação. Atuou como Coordenador da Comissão Especial de Realidade Virtual - CERV, da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e é membro da mesma desde sua criação. ​

Renata Mendes de Araújo​

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Faculdade de Computação e Informática e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Representante de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Computação e Informática. Tem experiência de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM) (ciberdemack.com.br). Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). ​

Augusto Zamboni​

Mestre em Engenharia de Software pelo UFSCAR. Atualmente é Consultor Técnico Principal da Nuance. Possui mais de 10 anos de experiência em Processamento de Linguagem Natural (NLP), desenvolvendo e suportando grandes soluções de reconhecimento de voz para clientes distribuídos em vários países da América do Norte/Sul e Europa - seus principais clientes são instituições financeiras, empresas de telecomunicações e companhias aéreas. ​

Thiago Donizetti dos Santos

Thiago Donizetti dos Santos é mestre em Ciência da Computação e doutorando em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atuou como desenvolvedor no IBM Research em análise de dados sociais, análise de dados baseada em grafos e visualização de Dados. Webmaster na Universidade Federal do ABC (UFABC) atuando com tecnologias assistivas e melhoria da acessibilidade e websites. ​

Victor Venites.

Consultor de IA, Freelancer e Professor de Ciência de Dados. Bacharelado em Ciência da Computação, Mestrando em Computação Aplicada e Matemático.

Organização

Dani

Daniela Vieira Cunha

Diretora FCI
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Currículo Lattes

Valim

Arnaldo R. de A. Vallim Filho

Coordenador do PPGCA
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Currículo Lattes

Maria Amelia

Maria Amelia Eliseo

Coordenação Geral
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Currículo Lattes

Maisa

Maisa Alvino Luiz

Auxiliar da coordenação