TECNOLOGIAS INTERATIVAS
II Seminário HCI & Data Science
25 e 26 de maio de 2023
das 19h às 22h - GMT-3
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Rua da Consolação, 930, Consolação, São Paulo.
Auditório da Academy, 3° andar do prédio 31.
Evento
O Seminário HCI & Data Science acontece semestralmente e reúne pesquisadores, professores, estudantes, empresas em torno de assuntos ligados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada – PPGCA: Sistemas Interativos e Ciência de Dados. Em sua segunda edição, com o tema Tecnologias Interativas, irá promover trocas de experiência e reflexões sobre o desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias interativas entre professores, pesquisadores, estudantes graduação e pós-graduação e profissionais. Serão dois dias com palestras realizadas por pesquisadores e profissionais do mercado expondo diferentes abordagens sobre o tema.
Programação
25 de maio - 19h
Manutenção assistida por Realidade Virtual
Alexandre Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Interfaces suportadas por Realidades Virtual e Aumentada são aderentes à Indústria 4.0 e se apresentam como soluções na redução de custos, prazos e esforços de manutenção e operação. Neste encontro, serão apresentadas as hipóteses de desenvolvimento e aplicações de tais soluções. Desafios, oportunidades, resultados e exemplos, por meio de aplicações serão apresentadas e demonstradas.
Desenho conversacional - Um panorama do mercado
Augusto Zamboni, Nuance
Será apresentada uma visão atualizada dos principais aspectos relacionados a desenho conversacional: conceitos, importância, desafios, tecnologias consolidadas/emergentes e, sempre que possível, casos de uso reais do mercado.
26 de maio - 19h
Interatividade, Dados e Ciberdemocracia.
Renata Mendes de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Esta palestra apresentará as ações de pesquisa do CIBERDEM: Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (http://ciberdem.mack.com.br) no design de soluções computacionais para ampliar o potencial de interatividade que envolvem pessoas, tecnologias e organizações. A palestra abordará especialmente os projetos em andamento sobre a aplicação de jogos digitais e de ciência de dados de redes sociais.
Simplificação de Interface de Usuário para Pessoas com Ansiedade Computacional
Thiago Donizetti dos Santos, Universidade Federal do ABC
A Ansiedade Computacional (CA, do inglês Computer Anxiety) pode ser definida como intimidação, medo e preocupações que alguém pode ter ao utilizar o computador. Em uma época na qual as pessoas utilizam tecnologia diariamente, seria esperado que a maioria das pessoas não enfrentasse problemas como a CA. Porém, é comum que o uso de computadores cause apreensão e medo em algumas pessoas e, para níveis elevados, que elas demonstrem CA. Pessoas com CA enfrentam problemas no uso de computadores em diferentes contextos e os problemas podem se agravar em situações nas quais as pessoas utilizam computadores por não terem alternativa, por exemplo, para ter acesso a serviços governamentais disponíveis somente por meio eletrônico. Neste contexto, esta palestra discute as principais características associadas a como idosos com CA interagem com computadores relacionando-as com dados de interação (ou logs de interação).
Benchmark de Machine Learning e Features para Manutenção Preditiva.
Victor Venites.
Uma pesquisa com Ciência de Dados e a programação de um pipeline de Feature Engineering voltada ao case de Manutenção Preditiva. Onde o objetivo é, baseado em um histórico de máquina, prever se vai quebrar ou não. Aplicando modelos de Série Temporal com tratamento de dados.
Palestrantes
Alexandre Cardoso
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e Doutor em Engenharia Elétrica (Engenharia de Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002). É professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, foi Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (2008 a 2013 e 2017-2018). Atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (1995-1997). Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação, Ambientes Virtuais, Interfaces Humano Computador e Visualização da Informação. Atuou como Coordenador da Comissão Especial de Realidade Virtual - CERV, da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e é membro da mesma desde sua criação.
Renata Mendes de Araújo
Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Faculdade de Computação e Informática e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Representante de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Computação e Informática. Tem experiência de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM) (ciberdemack.com.br). Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Augusto Zamboni
Mestre em Engenharia de Software pelo UFSCAR. Atualmente é Consultor Técnico Principal da Nuance. Possui mais de 10 anos de experiência em Processamento de Linguagem Natural (NLP), desenvolvendo e suportando grandes soluções de reconhecimento de voz para clientes distribuídos em vários países da América do Norte/Sul e Europa - seus principais clientes são instituições financeiras, empresas de telecomunicações e companhias aéreas.
Thiago Donizetti dos Santos
Thiago Donizetti dos Santos é mestre em Ciência da Computação e doutorando em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atuou como desenvolvedor no IBM Research em análise de dados sociais, análise de dados baseada em grafos e visualização de Dados. Webmaster na Universidade Federal do ABC (UFABC) atuando com tecnologias assistivas e melhoria da acessibilidade e websites.
Victor Venites.
Consultor de IA, Freelancer e Professor de Ciência de Dados. Bacharelado em Ciência da Computação, Mestrando em Computação Aplicada e Matemático.
Organização
Daniela Vieira Cunha
Currículo Lattes
daniela.cunha@mackenzie.br
Arnaldo R. de A. Vallim Filho
Currículo Lattes
arnaldo.aguiar@mackenzie.br
Maria Amelia Eliseo
Currículo Lattes
mariaamelia.eliseo@mackenzie.br
Maisa Alvino Luiz
maisa.luiz@mackenzie.br